Pular para o conteúdo principal

Top 5 melhores leituras do ano

Kindle sobre fundo com livros abertos

Eu não sei você, mas, quando chega esta época do ano, gosto de fazer um balanço e avaliar tudo o que aconteceu no decorrer dos últimos 365 dias. 

E uma das pautas que eu gosto de levar em conta são os livros que tive a oportunidade de ler.

Neste post, vou compartilhar com você as minhas 5 melhores leituras de 2021. Vamos lá?

1º Lugar: Flores para Algernon

Capa do livro

Sabe aquele livro que você lê e fica com a história rodando por dias na sua cabeça? Bem, foi assim depois dessa leitura.

Na trama, conhecemos Charlie Gordon, um homem que tinha uma deficiência intelectual grave e passou por um experimento científico para aumentar a inteligência.

Depois de ser operado, o nível de inteligência do rapaz aumentou rapidamente. Com isso, ele começou a enxergar tudo de uma maneira muito diferente. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre a obra, não deixe de conferir a resenha aqui no blog.

2º Lugar: O Peso da Glória

Capa do livro

A obra apresenta nove sermões que me fizeram pensar em diversos assuntos que eu nunca havia imaginado. Eu marquei praticamente o livro todo!

Uma leitura impactante, que entrega mensagens muito profundas de forma simples e genial.  Confira um trecho que separei para você:

Uma atitude mais cristã, que pode ser obtida em qualquer idade, é deixar o futuro nas mãos de Deus, e deveríamos fazer isso mesmo, pois Deus vai certamente reter isso, quer o deixemos para ele ou não. Seja na paz ou na guerra, nunca dedique sua virtude ou felicidade ao futuro. O trabalho feliz é mais bem realizado pela pessoa que considera seus planos de longo prazo de uma forma leve e que trabalha de momento a momento ”como para o Senhor”.” Página 64.

3º Lugar: A Revolução dos Bichos

Capa do livro

Livro incrível que me fez aguçar a percepção em relação a assuntos muito importantes que envolvem a construção de uma sociedade melhor.

Sinopse: Cansados da exploração humana, os animais da Granja do Solar resolveram se rebelar e tomar o controle da fazenda. Finalmente, eles poderiam viver o sonho de liberdade e igualdade. Bem, isso, talvez, fosse possível se os porcos não tivessem sido dominados pela ganância e sede de poder.

Se você ficou interessado em saber mais detalhes da obra, é só conferir a resenha aqui no blog.

4º Lugar: Confissões de uma Terapeuta

Capa do livro

Esse foi um dos melhores livros de comédia romântica que eu li este ano.  Se você está procurando um livro para se divertir e dar boas risadas, coloque essa belezinha na sua lista de próximas leituras.

O livro nos apresenta Melissa Belinque, uma pessoa que gosta de planejar as coisas. Ela trabalha como terapeuta especializada em relacionamentos. E o mais interessante disso tudo é que a jovem nunca teve um namorado. Mas não se engane, porque há uma pessoa em mente.

O problema foi que as coisas saíram do controle, e ela descobriu que uma de suas pacientes estava envolvida com Rafa, o homem por quem ela era apaixonada.

Para mais detalhes, confira a resenha completa.

5º Lugar: Razão e Sensibilidade

Capa do Livro

A obra descreve o cotidiano das irmãs Elinor e Marianne, mulheres que precisaram enfrentar mudanças bruscas de padrão de vida depois da morte do pai.  

A autora mostra como cada uma, de acordo com seu temperamento,  sobreviveu em uma sociedade na qual não ter uma grande fortuna era o caminho para uma vida infeliz.

Além de trazer de forma genial a dualidade dessas duas mulheres, Jane Austen ilustra certos tipos de comportamentos que, ainda, estão presentes na nossa sociedade, como a defraudação emocional.

Tem resenha do livro aqui no blog. Depois de terminar a leitura deste post,  não deixe de conferir!

Bem, este foi o meu top 5 melhores leituras do ano. Obrigada a você que durante todo o ano tirou um pouco do seu tempo para visitar este blog. Que o próximo ano seja repleto de bons sentimentos e excelentes leituras para todos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte de Ivan Ilitch

Ivan Ilitch alcançou um estágio na vida em que estava casado, tinha filhos, contava com um bom emprego, desfrutava de conforto e cultivava relações sociais importantes. Observando superficialmente a vida desse homem, é praticamente impossível não pensar que ele alcançou a realização pessoal. Contudo, o que ninguém imagina é que por trás desse cenário existe um marido infeliz, um homem que chegou a ter o trabalho como um meio para não precisar lidar com a esposa e suas reclamações, alguém com muitos conhecidos, mas talvez nenhum amigo. Apesar de uma vida vazia e mentirosa, Ivan Ilitch só conseguiu enxergar a pobreza da própria existência quando foi surpreendido por uma doença fatal.  Diante desse sofrimento, esse homem à beira da morte encontrou algum consolo na amizade de Guerássim, um indivíduo simples que trabalhava como ajudante de copeiro em sua casa. E o que mais surpreendia Ivan era como esse jovem humilde encarava a vida. Em seus últimos dias, ele também passou a encontrar algu

Saber Envelhecer

Com a valorização excessiva da juventude em nossa sociedade, não é raro encontrar indivíduos apreensivos diante do envelhecimento. Afinal, essa fase da vida muitas vezes está associada à perda de vitalidade, declínio físico e saúde frágil. Mas os receios diante do acúmulo de tempo vivido não são exclusividade dos indivíduos dos tempos modernos. Pois, mesmo com todo o respeito aos idosos, os antigos também enfrentavam temores em relação ao envelhecimento. Em “Saber Envelhecer", Cícero (106 a.C. — 44 a.C.) apresenta uma obra dedicada à velhice na qual discorre sobre temas relacionados ao avanço da idade. O autor aponta a terceira idade como uma necessidade da natureza e apresenta argumentos que rebatem os principais medos conectados a esse período da vida. Cícero destaca que, em todas as estações, é possível encontrar satisfação, pois cada fase possui suas qualidades próprias, e o que devemos fazer é saber apreciar cada uma no tempo apropriado.  Em “Lélio, ou A Amizade”, o leitor se

5 livros para ler em um dia e sair da ressaca literária

Não é novidade que o hábito da leitura, além de prazeroso, tem o poder de nos transformar de forma muito profunda. Contudo, há momentos em que a ressaca literária chega. Para quem não sabe, trata-se de nada mais nada menos do que a falta de entusiasmo para ler. Geralmente, ocorre depois que lemos um livro tão bom, mas tão bom, que encontramos dificuldade para nos conectar a outros enredos. E, quando passamos por essa situação, a última coisa que desejamos fazer é pegar um livro de 1500 páginas para ler, não é mesmo? Pois bem, para te dar uma forcinha, separei 5 dicas de leituras rapidinhas para sair da ressaca literária. Acompanhe! 1. Domine o Hábito da Escrita S.J. Scott É um ótimo livro para quem deseja destravar a escrita e inserir de vez o hábito no dia a dia. A linguagem é acessível, os capítulos são dinâmicos e apresentam dicas muito úteis e fáceis de colocar em prática. 2. Maldito Beijo! Renata Lustosa Se você gosta de tramas divertidas, tenho certeza que amará essa leit