Pular para o conteúdo principal

Grandes Esperanças

Grandes Esperanças

Pip, um órfão de origem modesta, conheceu a dureza da vida muito cedo. O garoto cresceu sob os cuidados da irmã mais velha, e afeto e incentivo estavam longe de fazer parte da sua criação. A sorte desse menino foi poder contar com a amizade sincera do cunhado, o ferreiro Joe. 


Um dia, porém, algo inusitado aconteceu na vida de Pip: uma pessoa misteriosa resolveu presenteá-lo com a oportunidade de um futuro melhor.


A partir desse episódio, o jovem protagonista pôde ampliar suas perspectivas em relação ao que poderia ser. Afinal, agora ele tem dinheiro, chances de se tornar um cavalheiro e grande possibilidade de ser o par perfeito de uma certa jovem.


Impossível negar, era a oportunidade perfeita para um recomeço. Um recomeço tão radical que Pip optou por rejeitar e se desligar daquelas pessoas que o lembravam de suas raízes.


Em “Grandes Esperanças”, o leitor acompanha os fatos da vida do protagonista contados por ele mesmo. E, a meu ver, o que torna tudo mais interessante é a sinceridade do narrador ao abrir seu coração e apontar os próprios defeitos e erros.


Dito isso, não posso deixar de destacar minhas características favoritas do livro: 


  • as belas palavras que o narrador usa para contar sua história;

  • as reviravoltas da trama;

  • o tom melancólico, dramático e exagerado.


Bem, ao terminar de ler a última página, fiquei pensando sobre a trajetória de Pip e tudo o que ele precisou passar para se tornar uma pessoa melhor e mudar sua forma de enxergar a vida.


Algo inusitado também preencheu minha mente durante a leitura dos capítulos finais: a diferença entre gratidão e obrigação.


A gratidão é leve, espontânea e vem carregada de bons sentimentos e reconhecimento sincero. A obrigação, por sua vez, carrega o dever moral de retribuir, mesmo que seja contrário à nossa vontade.


Analisando esses sentimentos de uma maneira superficial, a obrigação pode até parecer triste e fria. Mas, ao pensar um pouco mais, entendi que ela também pode ser um passo importante para que um indivíduo alcance sentimentos mais elevados em relação às outras pessoas.


“Grandes Esperanças” foi o meu segundo contato com a escrita de Dickens, e estou animada para ler outros livros do autor.


Curtiu esta ideia sobre "Grandes Esperanças"? Aproveite a visita para ler também "Sobre a Vida Feliz"!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro Amor

“Primeiro Amor” foi publicada em 1860. Nessa época, Ivan Turguêniev tinha 42 anos e já havia ganhado projeção com publicações anteriores, como "Memórias de um caçador" (1852). A novela apresenta um jovem de 16 anos apaixonado e explora a ingenuidade e a intensidade próprias dessa fase da vida. Vladímir Petróvitch, um homem de 40 anos, deixa uma reunião de amigos com a promessa de escrever em um caderno tudo sobre o seu primeiro amor e ler as anotações para eles. Após duas semanas, o grupo se junta novamente, e o homem cumpre sua promessa. A narrativa nos envolve na perspectiva do jovem Vladímir apaixonado e confrontado com sentimentos novos e avassaladores. Ao mesmo tempo, ele também se encontra imerso em expectativas. O desfecho é belo e poético, pois os versos nas últimas páginas do livro são particularmente dignos de destaque. Eles encapsulam a essência dos sentimentos de Vladímir diante da realidade e trazem uma reflexão sobre a brevidade das estações da vida. As palavr

Ela e o seu Gato

História: Makoto Shinkai Arte: Tsubasa Yamaguchi Páginas: 216 Editora: NewPOP Sobre Era início da primavera e estava chovendo no dia em que a jovem Miyu acolheu o gato Chobi. Tendo esse encontro como ponto de partida, passamos a acompanhar o cotidiano dessa mulher por meio do olhar puro e descrições sem julgamentos desse gatinho. É então que nos deparamos com questões que fazem parte do processo de amadurecimento e da vida adulta, como trabalho, responsabilidades, alegrias, frustrações, amizades e sentimento de solidão. ” Um gato e uma garota que mora sozinha se conhecem na primavera… ao viver sozinha, ela aprende a alegria e a solidão de ser independente, enquanto o gato, que recebeu o nome de Chobi, descobre a existência do mundo através dessa garota. O tempo desses dois passa lentamente, mas a severidade do mundo acaba por alcançá-la… ” Considerações Esse foi o meu primeiro contato com a obra do Makoto Shinkai e só posso dizer que me senti emocionada lendo esse mangá. A maneira sens

Como manter as ideias equilibradas em tempos de caos

Medo, ansiedade e problemas para dormir são alguns dos sinais que o nosso cérebro envia quando estamos diante de fatores que causam desequilíbrio em nossa vida diária. De fato, essas reações são naturais e fazem parte do nosso sistema de defesa. Contudo, precisamos buscar alternativas que nos ajudem a manter as ideias equilibradas em períodos estressantes, pois, quando deixamos que essas sensações tomem conta de nós, começamos a experienciar muitos impactos em nossa vida, aumentando assim as chances de desenvolver transtornos de ansiedade e depressão. Por isso, reuni neste texto algumas dicas que podem ajudá-lo a enfrentar de forma mais equilibrada os tempos conturbados. Acompanhe! Fortaleça sua resiliência Resiliência é a capacidade de se reerguer e aprender com as situações de crise, é olhar os problemas como oportunidades de crescimento. Nada acontece por acaso. Pode até parecer clichê, mas quando olhamos para essa ideia de forma mais profunda, podemos perceber