Pular para o conteúdo principal

Como manter as ideias equilibradas em tempos de caos


Medo, ansiedade e problemas para dormir são alguns dos sinais que o nosso cérebro envia quando estamos diante de fatores que causam desequilíbrio em nossa vida diária.

De fato, essas reações são naturais e fazem parte do nosso sistema de defesa. Contudo, precisamos buscar alternativas que nos ajudem a manter as ideias equilibradas em períodos estressantes, pois, quando deixamos que essas sensações tomem conta de nós, começamos a experienciar muitos impactos em nossa vida, aumentando assim as chances de desenvolver transtornos de ansiedade e depressão.

Por isso, reuni neste texto algumas dicas que podem ajudá-lo a enfrentar de forma mais equilibrada os tempos conturbados. Acompanhe!

Fortaleça sua resiliência

Resiliência é a capacidade de se reerguer e aprender com as situações de crise, é olhar os problemas como oportunidades de crescimento.

Nada acontece por acaso. Pode até parecer clichê, mas quando olhamos para essa ideia de forma mais profunda, podemos perceber que uma condição desagradável revela algo que precisamos melhorar, e é essa necessidade interna de aprimoramento que atrai para a nossa vida determinadas situações.

Então, diante de cenários perturbadores, pergunte-se: “O que preciso aprender com essa situação?”

Ative seu filtro interno 

Se você quer se manter atualizado em relação ao cenário atual, procure por veículos de comunicação confiáveis e mantenha o seu senso crítico aguçado.

Afinal, com a quantidade de informações, não é difícil se deparar com dados contraditórios, sensacionalismo ou até mesmo a banalização de coisas realmente importantes.

Para manter o equilíbrio, recomendo que você não fique o tempo todo atrás de notícias. Uma vez por dia já é suficiente. 

Alimente a sua mente 

A mente é uma ferramenta que usamos para compreender o mundo. Por isso, quanto mais limpa e saudável, mais hábeis ficamos para enxergar as coisas como elas realmente são. Então, procure consumir filmes, músicas, livros que inspirem pensamentos e sentimentos nobres. 

Medite 

A meditação é uma aliada quando precisamos de mais calma em nosso cotidiano. A nossa mente está o tempo todo vagando entre passado e futuro, prevendo catástrofes e recordando dos problemas. Dessa forma, acabamos não vivendo o presente e acumulamos mais medo e ansiedade.

É no estado de presença que alcançamos o equilíbrio necessário para viver a realidade como ela se apresenta. A meditação alivia a mente dos excessos de pensamentos e nos ajuda a criar um estado mental consciente de paz e tranquilidade.

Ore

Independentemente da sua crença, busque se conectar com Deus. A oração é uma maneira eficaz de acalmar as ideias negativas, principalmente quando é feita com entrega. Um estudo realizado pelo Dr. Herbert Benson, Professor de Medicina da Faculdade de Harvard, mostra que a oração tem efeitos terapêuticos, pois pode interromper fluxos intensos de pensamentos destrutivos e trazer uma resposta de relaxamento, diminuindo assim o estresse.

Agora que você sabe o que fazer para manter as ideias equilibradas, que tal testar alguma das dicas? A vida é um eco da soma dos nossos pensamentos, sentimentos e ações. A mudança acontece de dentro para fora.

Curtiu este conteúdo? Lembrou-se de mais alguma sugestão? Então, deixe seu comentário e compartilhe suas ideias!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte de Ivan Ilitch

Ivan Ilitch alcançou um estágio na vida em que estava casado, tinha filhos, contava com um bom emprego, desfrutava de conforto e cultivava relações sociais importantes. Observando superficialmente a vida desse homem, é praticamente impossível não pensar que ele alcançou a realização pessoal. Contudo, o que ninguém imagina é que por trás desse cenário existe um marido infeliz, um homem que chegou a ter o trabalho como um meio para não precisar lidar com a esposa e suas reclamações, alguém com muitos conhecidos, mas talvez nenhum amigo. Apesar de uma vida vazia e mentirosa, Ivan Ilitch só conseguiu enxergar a pobreza da própria existência quando foi surpreendido por uma doença fatal.  Diante desse sofrimento, esse homem à beira da morte encontrou algum consolo na amizade de Guerássim, um indivíduo simples que trabalhava como ajudante de copeiro em sua casa. E o que mais surpreendia Ivan era como esse jovem humilde encarava a vida. Em seus últimos dias, ele também passou a encontrar algu

Saber Envelhecer

Com a valorização excessiva da juventude em nossa sociedade, não é raro encontrar indivíduos apreensivos diante do envelhecimento. Afinal, essa fase da vida muitas vezes está associada à perda de vitalidade, declínio físico e saúde frágil. Mas os receios diante do acúmulo de tempo vivido não são exclusividade dos indivíduos dos tempos modernos. Pois, mesmo com todo o respeito aos idosos, os antigos também enfrentavam temores em relação ao envelhecimento. Em “Saber Envelhecer", Cícero (106 a.C. — 44 a.C.) apresenta uma obra dedicada à velhice na qual discorre sobre temas relacionados ao avanço da idade. O autor aponta a terceira idade como uma necessidade da natureza e apresenta argumentos que rebatem os principais medos conectados a esse período da vida. Cícero destaca que, em todas as estações, é possível encontrar satisfação, pois cada fase possui suas qualidades próprias, e o que devemos fazer é saber apreciar cada uma no tempo apropriado.  Em “Lélio, ou A Amizade”, o leitor se

5 livros para ler em um dia e sair da ressaca literária

Não é novidade que o hábito da leitura, além de prazeroso, tem o poder de nos transformar de forma muito profunda. Contudo, há momentos em que a ressaca literária chega. Para quem não sabe, trata-se de nada mais nada menos do que a falta de entusiasmo para ler. Geralmente, ocorre depois que lemos um livro tão bom, mas tão bom, que encontramos dificuldade para nos conectar a outros enredos. E, quando passamos por essa situação, a última coisa que desejamos fazer é pegar um livro de 1500 páginas para ler, não é mesmo? Pois bem, para te dar uma forcinha, separei 5 dicas de leituras rapidinhas para sair da ressaca literária. Acompanhe! 1. Domine o Hábito da Escrita S.J. Scott É um ótimo livro para quem deseja destravar a escrita e inserir de vez o hábito no dia a dia. A linguagem é acessível, os capítulos são dinâmicos e apresentam dicas muito úteis e fáceis de colocar em prática. 2. Maldito Beijo! Renata Lustosa Se você gosta de tramas divertidas, tenho certeza que amará essa leit