Pular para o conteúdo principal

Resenha: Noites de Tormenta

Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Título original: Nights in Rodanthe
Editora: Arqueiro
Ano da edição: 2015
Gênero: Romance
Páginas:172

Sobre 

Lançado pela primeira vez em 2002, Noites de Tormenta nos conta a emocionante história de amor de Adrienne Willis e Paul Flanner.

Aos 45 anos, Adrienne estava há 3 anos separada e precisava lidar com a responsabilidade de cuidar de 3 filhos adolescentes e do pai que estava doente. Além disso, ela ainda sofria pelo término do seu casamento, pois o marido havia saído de casa por causa de uma mulher mais jovem. 

Na esperança de sair da rotina, Adrienne aceitou o convite de uma amiga para cuidar de uma pousada. Era baixa temporada, mas o estabelecimento estava aberto por causa de uma reserva feita por Paul.  

Ele era um cirurgião bem-sucedido, mas estava lidando com o recente fim do seu casamento e ainda enfrentava o desprezo do filho. 

Paul dedicou grande parte da sua vida à profissão e não se preocupou em construir um relacionamento com a família. Quando viu o seu mundo desmoronar, percebeu que era hora de repensar a vida.

Foi nessa fase de mudanças que o médico precisou ir até a cidade de Rodanthe para encerrar mais um capítulo do seu passado. 

Uma paciente havia morrido sem explicações, e ele precisava ter um encontro com os familiares daquela mulher. Os planos consistiam em resolver todas as pendências, partir para o Equador para trabalhar com o filho, que também era médico, e tentar uma aproximação depois de anos de ausência.

O que Paul e Adrienne não contavam era que, depois daquele final de semana, suas vidas não seriam mais as mesmas. Assim que se conheceram, descobriram afinidades, compartilharam suas dores, suas alegrias, suas histórias de vida e experimentaram o amor de uma forma que nunca poderiam imaginar.

Bom, não vou contar mais detalhes da história para não comprometer a sua experiência de leitura.

Considerações

A leitura é fluida, gostosa e comovente, principalmente, por causa final. À medida que avançava na história, experimentava um misto de expectativa, curiosidade, alegria, empatia e tristeza.

A narrativa traz uma reflexão profunda a respeito da forma como lidamos com o fim de ciclos e perdas em nossas vidas. Nesse contexto, é possível identificar como os protagonistas passaram por algumas fases do luto emocional.

Vemos que, apesar de um passado sentimental dolorido, Adrienne e Paul se permitem viver um amor com intensa entrega.

Outra percepção é a respeito da importância do perdão e do autoperdão para seguir em frente. Vemos como esse sentimento contribuiu para que cada personagem não ficasse envolto em memórias do passado.

Enfim, é uma história sensível, com personagens cativantes e que causam empatia no leitor desde a primeira página. Recomendo a leitura para pessoas que gostam de histórias com temas românticos.


Sobre o autor

Nicholas Sparks, nascido em 31 de dezembro de 1965, é um romancista e roteirista. Escreveu o seu primeiro livro aos 31 anos e, atualmente, tem mais de 18 obras publicadas.

Vários de seus romances se tornaram best-sellers e foram adaptados para filmes, como Noites de Tormenta, Uma carta de amor, Uma longa jornada, Um amor para recordar.

Curtiu esta resenha sobre Noites de Tormenta? Aproveite a visita e leia também: "Resenha: Confesse"!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte de Ivan Ilitch

Ivan Ilitch alcançou um estágio na vida em que estava casado, tinha filhos, contava com um bom emprego, desfrutava de conforto e cultivava relações sociais importantes. Observando superficialmente a vida desse homem, é praticamente impossível não pensar que ele alcançou a realização pessoal. Contudo, o que ninguém imagina é que por trás desse cenário existe um marido infeliz, um homem que chegou a ter o trabalho como um meio para não precisar lidar com a esposa e suas reclamações, alguém com muitos conhecidos, mas talvez nenhum amigo. Apesar de uma vida vazia e mentirosa, Ivan Ilitch só conseguiu enxergar a pobreza da própria existência quando foi surpreendido por uma doença fatal.  Diante desse sofrimento, esse homem à beira da morte encontrou algum consolo na amizade de Guerássim, um indivíduo simples que trabalhava como ajudante de copeiro em sua casa. E o que mais surpreendia Ivan era como esse jovem humilde encarava a vida. Em seus últimos dias, ele também passou a encontrar algu

Saber Envelhecer

Com a valorização excessiva da juventude em nossa sociedade, não é raro encontrar indivíduos apreensivos diante do envelhecimento. Afinal, essa fase da vida muitas vezes está associada à perda de vitalidade, declínio físico e saúde frágil. Mas os receios diante do acúmulo de tempo vivido não são exclusividade dos indivíduos dos tempos modernos. Pois, mesmo com todo o respeito aos idosos, os antigos também enfrentavam temores em relação ao envelhecimento. Em “Saber Envelhecer", Cícero (106 a.C. — 44 a.C.) apresenta uma obra dedicada à velhice na qual discorre sobre temas relacionados ao avanço da idade. O autor aponta a terceira idade como uma necessidade da natureza e apresenta argumentos que rebatem os principais medos conectados a esse período da vida. Cícero destaca que, em todas as estações, é possível encontrar satisfação, pois cada fase possui suas qualidades próprias, e o que devemos fazer é saber apreciar cada uma no tempo apropriado.  Em “Lélio, ou A Amizade”, o leitor se

5 livros para ler em um dia e sair da ressaca literária

Não é novidade que o hábito da leitura, além de prazeroso, tem o poder de nos transformar de forma muito profunda. Contudo, há momentos em que a ressaca literária chega. Para quem não sabe, trata-se de nada mais nada menos do que a falta de entusiasmo para ler. Geralmente, ocorre depois que lemos um livro tão bom, mas tão bom, que encontramos dificuldade para nos conectar a outros enredos. E, quando passamos por essa situação, a última coisa que desejamos fazer é pegar um livro de 1500 páginas para ler, não é mesmo? Pois bem, para te dar uma forcinha, separei 5 dicas de leituras rapidinhas para sair da ressaca literária. Acompanhe! 1. Domine o Hábito da Escrita S.J. Scott É um ótimo livro para quem deseja destravar a escrita e inserir de vez o hábito no dia a dia. A linguagem é acessível, os capítulos são dinâmicos e apresentam dicas muito úteis e fáceis de colocar em prática. 2. Maldito Beijo! Renata Lustosa Se você gosta de tramas divertidas, tenho certeza que amará essa leit