Pular para o conteúdo principal

Resenha: O código da inteligência

Inteligência socioemocional aplicada: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional

O código da inteligência
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Páginas: 256

Sobre

O código da inteligência apresenta ferramentas que nos ajudam a encontrar recursos internos que ativam a nossa capacidade de superar conflitos, estabelecer autoestima e desenvolver potencialidades intelectuais.  

Por meio de exemplos e exercícios o autor nos apresenta 9 códigos. Abaixo, separei os que mais conversaram comigo, confira!

 Resiliência 

Quando deciframos esse código, somos capazes de construir um alicerce emocional para o enfrentamento das nossas tensões emocionais, adversidades e pressões sociais. Aprendemos a mudar o foco e passamos a enxergar as dificuldades como oportunidades de aprendizado. 

Eu como gestor da emoção

Segundo Augusto Cury, esse é o código que dá um choque de lucidez nas emoções, recicla o nosso controle de qualidade e prepara o terreno para o cultivo da tranquilidade e do desfrute existencial.

“É preciso ter consciência de que o território emocional é valiosíssimo; não pode ser violado pelo lixo social. Temos consciência de que ninguém pode pegar o nosso carro e dirigir sem nos pedir licença. Ninguém pode adentrar nossa casa se não receber o nosso convite. Mas nossa emoção frequentemente tem sido terra de ninguém. Qualquer um invade, qualquer rejeição furta o nosso prazer, qualquer perda dilapida o patrimônio da nossa tranquilidade. Não somos treinados a proteger esse delicadíssimo espaço.” Pág. 205. 

Prazer de viver

O código do prazer de viver diz sobre a nossa habilidade de contemplar a existência. Ou seja, é o sentimento satisfação diante da própria realidade.

Sobre o autor

Augusto Cury é psiquiatra, cientista, pesquisador e escritor. É autor da Teoria da Inteligência Multifocal, usada em teses de mestrado e doutorado na de psicologia e ciência da educação.

Conheça outros títulos do autor: As Armadilhas da Mente, O futuro da humanidade, A ditadura da beleza e a revolução das mulheres, Pais brilhantes, professores fascinantes, O vendedor de sonhos. 

Considerações       

A obra tem uma linguagem acessível e cumpre a promessa de oferecer ferramentas para que os códigos da inteligência sejam aplicados em diversas áreas da vida. Os temas abordados estimulam a percepção sobre como estamos conduzimos os nossos pensamentos e emoções. O começo do livro pode ser um pouco cansativo, mas vale muito insistir e concluir a leitura. 

Se você curtiu esta resenha sobre o livro O código da inteligência, aproveite a visita e leia também: " O filme Click e a sua mensagem."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte de Ivan Ilitch

Ivan Ilitch alcançou um estágio na vida em que estava casado, tinha filhos, contava com um bom emprego, desfrutava de conforto e cultivava relações sociais importantes. Observando superficialmente a vida desse homem, é praticamente impossível não pensar que ele alcançou a realização pessoal. Contudo, o que ninguém imagina é que por trás desse cenário existe um marido infeliz, um homem que chegou a ter o trabalho como um meio para não precisar lidar com a esposa e suas reclamações, alguém com muitos conhecidos, mas talvez nenhum amigo. Apesar de uma vida vazia e mentirosa, Ivan Ilitch só conseguiu enxergar a pobreza da própria existência quando foi surpreendido por uma doença fatal.  Diante desse sofrimento, esse homem à beira da morte encontrou algum consolo na amizade de Guerássim, um indivíduo simples que trabalhava como ajudante de copeiro em sua casa. E o que mais surpreendia Ivan era como esse jovem humilde encarava a vida. Em seus últimos dias, ele também passou a encontrar algu

Saber Envelhecer

Com a valorização excessiva da juventude em nossa sociedade, não é raro encontrar indivíduos apreensivos diante do envelhecimento. Afinal, essa fase da vida muitas vezes está associada à perda de vitalidade, declínio físico e saúde frágil. Mas os receios diante do acúmulo de tempo vivido não são exclusividade dos indivíduos dos tempos modernos. Pois, mesmo com todo o respeito aos idosos, os antigos também enfrentavam temores em relação ao envelhecimento. Em “Saber Envelhecer", Cícero (106 a.C. — 44 a.C.) apresenta uma obra dedicada à velhice na qual discorre sobre temas relacionados ao avanço da idade. O autor aponta a terceira idade como uma necessidade da natureza e apresenta argumentos que rebatem os principais medos conectados a esse período da vida. Cícero destaca que, em todas as estações, é possível encontrar satisfação, pois cada fase possui suas qualidades próprias, e o que devemos fazer é saber apreciar cada uma no tempo apropriado.  Em “Lélio, ou A Amizade”, o leitor se

5 livros para ler em um dia e sair da ressaca literária

Não é novidade que o hábito da leitura, além de prazeroso, tem o poder de nos transformar de forma muito profunda. Contudo, há momentos em que a ressaca literária chega. Para quem não sabe, trata-se de nada mais nada menos do que a falta de entusiasmo para ler. Geralmente, ocorre depois que lemos um livro tão bom, mas tão bom, que encontramos dificuldade para nos conectar a outros enredos. E, quando passamos por essa situação, a última coisa que desejamos fazer é pegar um livro de 1500 páginas para ler, não é mesmo? Pois bem, para te dar uma forcinha, separei 5 dicas de leituras rapidinhas para sair da ressaca literária. Acompanhe! 1. Domine o Hábito da Escrita S.J. Scott É um ótimo livro para quem deseja destravar a escrita e inserir de vez o hábito no dia a dia. A linguagem é acessível, os capítulos são dinâmicos e apresentam dicas muito úteis e fáceis de colocar em prática. 2. Maldito Beijo! Renata Lustosa Se você gosta de tramas divertidas, tenho certeza que amará essa leit