Pular para o conteúdo principal

Resenha: Equilíbrio e Resultado

Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?
Capa do livro sobre fundo cinza
  • Autor: Christian Barbosa
  • Editora: Sextante
  • Páginas: 144
Equilíbrio e Resultado vem com a proposta de mostrar que produtividade e qualidade de vida não se anulam, e que essa coexistência pode funcionar como uma base para a harmonia entre as diversas áreas da vida.

Nesse livro, entendemos que não fazemos o que deveríamos fazer porque não damos o primeiro passo. Quem já se deparou com alguma ideia, mas, quando pensou nas dificuldades que precisaria enfrentar para colocá-la em prática, ficou com preguiça ou desistiu? Quem nunca, não é mesmo?

Baseando-se em pesquisas, depoimentos e testes, o autor mostra como o nosso modelo mental estrutura a forma como agimos no dia a dia. 

Ele expõe como o conjunto de fatores presentes no Mindset (seleção de ideias, execução e procrastinação) pode ajudar ou atrapalhar na conquista de equilíbrio e resultado.
Nesse sentido, o livro apresenta soluções para que seja possível filtrar e organizar as ideias, dicas para trazê-las à realidade e sugestões de como vencer a procrastinação.

O autor mostra a importância de cuidar da energia pessoal por meio da prática de atividades físicas, alimentação saudável e descanso. Esses hábitos ajudam a nutrir o cérebro e aumentam a produção de energia. E é quando estamos abastecidos que conseguimos sair do lugar.

“Energia é o conjunto de suas dimensões física, mental, espiritual e emocional. Juntas, essas dimensões apoiam totalmente a sua estratégia de equilíbrio, bem-estar e satisfação pessoal. É o tempo que você precisa para si mesmo, para ter certeza de que está recuperado e energizado a fim de que o resultado apareça.” Pág. 52.

A obra também mostra quão fundamental é o processo de seleção das nossas ideias e como podemos torná-las realidade.

“O conceito simples, porém o mais importante para a execução das suas ideias, é entender que ideias são conjuntos de tarefas com o mesmo objetivo. Você não executa ideias, você executa tarefas implícitas nessas ideias! E as tarefas são as atividades que compõem o uso do seu tempo no dia a dia!” Pág. 88.

Considerações

A leitura é fluida e de fácil compreensão. As sugestões apresentadas pelo autor são possíveis de colocar em prática e trazem uma percepção mais profunda a respeito de gerenciamento de tempo e prioridades.

Logo, compreendemos que a fusão equilíbrio e resultado precisa estar na medida certa daquilo que nos traz realização. Portanto, devemos saber: 
Assim, pude concluir que a realização pessoal não deve ser baseada em comparações com outras pessoas. Nesse sentido, vale olhar para dentro e avaliar o que faz mais sentido para nossa vida.

Recomendo a leitura para pessoas que estão sem energia para começar algum projeto, para as que desejam planejar com mais acerto objetivos, como estudar uma nova língua. Enfim, para quem precisa aumentar a produtividade de forma saudável.

Sobre o autor

Christian Barbosa é especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal. Certificado pela Microsoft, aos 15 anos criou sua primeira empresa de tecnologia, mas o estresse precoce afetou sua saúde e o fez pensar sobre como organizar melhor o tempo. 

É autor de A Tríade do Tempo, Estou em reunião, Mais tempo, mais dinheiro em coautoria com Gustavo Cerbasi e Você, dona do seu tempo. Desenvolveu a metodologia Tríade que é referência em produtividade.  

Curtiu a ideia? Aproveite a visita e leia também " Resenha: Por que fazemos o que fazemos?".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte de Ivan Ilitch

Ivan Ilitch alcançou um estágio na vida em que estava casado, tinha filhos, contava com um bom emprego, desfrutava de conforto e cultivava relações sociais importantes. Observando superficialmente a vida desse homem, é praticamente impossível não pensar que ele alcançou a realização pessoal. Contudo, o que ninguém imagina é que por trás desse cenário existe um marido infeliz, um homem que chegou a ter o trabalho como um meio para não precisar lidar com a esposa e suas reclamações, alguém com muitos conhecidos, mas talvez nenhum amigo. Apesar de uma vida vazia e mentirosa, Ivan Ilitch só conseguiu enxergar a pobreza da própria existência quando foi surpreendido por uma doença fatal.  Diante desse sofrimento, esse homem à beira da morte encontrou algum consolo na amizade de Guerássim, um indivíduo simples que trabalhava como ajudante de copeiro em sua casa. E o que mais surpreendia Ivan era como esse jovem humilde encarava a vida. Em seus últimos dias, ele também passou a encontrar algu

Saber Envelhecer

Com a valorização excessiva da juventude em nossa sociedade, não é raro encontrar indivíduos apreensivos diante do envelhecimento. Afinal, essa fase da vida muitas vezes está associada à perda de vitalidade, declínio físico e saúde frágil. Mas os receios diante do acúmulo de tempo vivido não são exclusividade dos indivíduos dos tempos modernos. Pois, mesmo com todo o respeito aos idosos, os antigos também enfrentavam temores em relação ao envelhecimento. Em “Saber Envelhecer", Cícero (106 a.C. — 44 a.C.) apresenta uma obra dedicada à velhice na qual discorre sobre temas relacionados ao avanço da idade. O autor aponta a terceira idade como uma necessidade da natureza e apresenta argumentos que rebatem os principais medos conectados a esse período da vida. Cícero destaca que, em todas as estações, é possível encontrar satisfação, pois cada fase possui suas qualidades próprias, e o que devemos fazer é saber apreciar cada uma no tempo apropriado.  Em “Lélio, ou A Amizade”, o leitor se

5 livros para ler em um dia e sair da ressaca literária

Não é novidade que o hábito da leitura, além de prazeroso, tem o poder de nos transformar de forma muito profunda. Contudo, há momentos em que a ressaca literária chega. Para quem não sabe, trata-se de nada mais nada menos do que a falta de entusiasmo para ler. Geralmente, ocorre depois que lemos um livro tão bom, mas tão bom, que encontramos dificuldade para nos conectar a outros enredos. E, quando passamos por essa situação, a última coisa que desejamos fazer é pegar um livro de 1500 páginas para ler, não é mesmo? Pois bem, para te dar uma forcinha, separei 5 dicas de leituras rapidinhas para sair da ressaca literária. Acompanhe! 1. Domine o Hábito da Escrita S.J. Scott É um ótimo livro para quem deseja destravar a escrita e inserir de vez o hábito no dia a dia. A linguagem é acessível, os capítulos são dinâmicos e apresentam dicas muito úteis e fáceis de colocar em prática. 2. Maldito Beijo! Renata Lustosa Se você gosta de tramas divertidas, tenho certeza que amará essa leit