Pular para o conteúdo principal

Você conhece o filme O Show de Truman?

O Show de Truman
  • Ano de lançamento: 1998
  • Direção: Peter Weir.
  • Roteiro: Howard Feuer.
  • Gênero: comédia dramática.
  • Duração: 103 minutos.

Sinopse 

O filme conta a história de Truman Burbank, um vendedor de seguros que é casado com Meryl Burbank (Laura Linney). O protagonista leva uma vida aparentemente normal. Porém, não são raros os momentos em que Truman tem uma estranha sensação de estar sendo observado. 

À medida que a história avança, essa desconfiança se torna uma probabilidade real, pois Truman começa a observar comportamentos estranhos das pessoas que o cercam, como a conversa nada natural da sua esposa, há situações em que ela parece estar falando para um comercial. Além da lembrança de um encontro enigmático com Lauren (Natascha McElhone), uma moça que ele conheceu antes do seu casamento com Meryl.

Após investigações, Truman descobre que, desde o seu nascimento, participa inconscientemente de um programa de TV. A sua vida foi literalmente roteirizada. 

Além da sua trajetória ser transmitida ao vivo para milhares de telespectadores, Truman percebeu que todas as pessoas que ele conhecia eram atores, e que a cidade onde ele vivia era um gigantesco cenário.

Ao descortinar essa situação, ele decide libertar-se dessa ilusão. Durante a jornada rumo à realidade, o diretor e criador do programa Christof (Ed Harris) faz várias tentativas para impedir a partida do protagonista. Para isso, o idealizador usa os medos e traumas mais íntimos de Truman para tentar mantê-lo nesse mundo programado.

Considerações

A história de Truman oferece reflexões a respeito da nossa percepção em relação às situações que acontecem em nossa vida. Será estamos questionando o suficiente? Estamos vivendo de forma consciente ou autômata?

Quando Truman decidiu sair da bolha em que vivia, os seus medos e frustrações foram utilizados como ferramentas para convencê-lo a desistir. Essa parte do longa me concedeu um olhar sobre como somos condicionados por nossos medos a continuar imersos em situações que não fazem sentido para nós. Que possamos ser determinados como Truman!

O mais delicado é quando ativamos o piloto automático e sequer indagamos a causa das nossas atitudes, se são genuínas ou partem de uma persuasão externa.

Enfim, posso dizer que essa obra é inspiradora e nos convida a uma análise profunda acerca da nossa existência!

“Caso a gente não se veja: bom dia, boa tarde e boa noite! " Truman.




Você já assistiu ao filme O Show de Truman? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte de Ivan Ilitch

Ivan Ilitch alcançou um estágio na vida em que estava casado, tinha filhos, contava com um bom emprego, desfrutava de conforto e cultivava relações sociais importantes. Observando superficialmente a vida desse homem, é praticamente impossível não pensar que ele alcançou a realização pessoal. Contudo, o que ninguém imagina é que por trás desse cenário existe um marido infeliz, um homem que chegou a ter o trabalho como um meio para não precisar lidar com a esposa e suas reclamações, alguém com muitos conhecidos, mas talvez nenhum amigo. Apesar de uma vida vazia e mentirosa, Ivan Ilitch só conseguiu enxergar a pobreza da própria existência quando foi surpreendido por uma doença fatal.  Diante desse sofrimento, esse homem à beira da morte encontrou algum consolo na amizade de Guerássim, um indivíduo simples que trabalhava como ajudante de copeiro em sua casa. E o que mais surpreendia Ivan era como esse jovem humilde encarava a vida. Em seus últimos dias, ele também passou a encontrar algu

Saber Envelhecer

Com a valorização excessiva da juventude em nossa sociedade, não é raro encontrar indivíduos apreensivos diante do envelhecimento. Afinal, essa fase da vida muitas vezes está associada à perda de vitalidade, declínio físico e saúde frágil. Mas os receios diante do acúmulo de tempo vivido não são exclusividade dos indivíduos dos tempos modernos. Pois, mesmo com todo o respeito aos idosos, os antigos também enfrentavam temores em relação ao envelhecimento. Em “Saber Envelhecer", Cícero (106 a.C. — 44 a.C.) apresenta uma obra dedicada à velhice na qual discorre sobre temas relacionados ao avanço da idade. O autor aponta a terceira idade como uma necessidade da natureza e apresenta argumentos que rebatem os principais medos conectados a esse período da vida. Cícero destaca que, em todas as estações, é possível encontrar satisfação, pois cada fase possui suas qualidades próprias, e o que devemos fazer é saber apreciar cada uma no tempo apropriado.  Em “Lélio, ou A Amizade”, o leitor se

5 livros para ler em um dia e sair da ressaca literária

Não é novidade que o hábito da leitura, além de prazeroso, tem o poder de nos transformar de forma muito profunda. Contudo, há momentos em que a ressaca literária chega. Para quem não sabe, trata-se de nada mais nada menos do que a falta de entusiasmo para ler. Geralmente, ocorre depois que lemos um livro tão bom, mas tão bom, que encontramos dificuldade para nos conectar a outros enredos. E, quando passamos por essa situação, a última coisa que desejamos fazer é pegar um livro de 1500 páginas para ler, não é mesmo? Pois bem, para te dar uma forcinha, separei 5 dicas de leituras rapidinhas para sair da ressaca literária. Acompanhe! 1. Domine o Hábito da Escrita S.J. Scott É um ótimo livro para quem deseja destravar a escrita e inserir de vez o hábito no dia a dia. A linguagem é acessível, os capítulos são dinâmicos e apresentam dicas muito úteis e fáceis de colocar em prática. 2. Maldito Beijo! Renata Lustosa Se você gosta de tramas divertidas, tenho certeza que amará essa leit